PROCEDIMENTOS

CIRURGIAS DE MAMA

Existem vários tipos de cirurgias de mama, para atender aos mais diversos objetivos. É possível aumentar os seios através das próteses de silicone, diminuí-los com a Mamoplastia redutora, levantá-los ou reconstruí-los, no caso de remoção da mama por conta do câncer.

Principais cirurgias de mama:

  • Mamoplastia de aumento (Prótese)
  • Mamoplastia redutora
  • Mastopexia (ou lifting da mama)
  • Cirurgia para reconstrução das mamas

As cirurgias de Lipoaspiração e Lipoescultura têm como objetivo eliminar a gordura localizada a fim de melhorar o contorno do corpo e deixar a barriga mais lisa.

A Lipoaspiração é recomendada para remover a gordura localizada e não é indicada para pessoas que precisam perder muito peso ou sofram de obesidade.

No procedimento de Lipoescultura, o cirurgião retira a gordura localizada e coloca em outro local do corpo, uma forma estratégica de melhorar e harmonizar o contorno corporal. 

LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA

Face (Lifting Facial)

O Lifting Facial, ou Ritidoplastia, é uma cirurgia eficaz no rejuvenescimento da face. É uma técnica que propõe o reposicionamento dos volumes faciais e a retirada da flacidez de pele, atenuando rugas e sulcos.

Este procedimento é indicado para pessoas com grande envelhecimento facial. Alguns fatores que favorecem o envelhecimento da pele são, além da genética, o fumo, a exposição solar excessiva e a má alimentação.

A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retardam visualmente o processo de envelhecimento desses territórios. Retardam, mas não interrompem o “processo evolutivo do organismo”. E em alguns casos, há necessidade de complementos, após curto período de tempo. 

A cirurgia chamada de Otoplastia Redutora corrige as orelhas proeminentes, popularmente conhecidas como “orelhas de abano”. Esse é um dos principais alvos de bullying, podendo desenvolver problemas psicológicos e/ou sociais principalmente em crianças.

A otoplastia redutora é recomendada para qualquer pessoa que sofra do problema, sendo que a idade mínima para a realização da cirurgia é sete anos, quando as orelhas das crianças já estão completamente desenvolvidas.

O procedimento é feito para reajustar as orelhas à posição e forma, deixando-as mais “coladas” na cabeça e resgatando suas ondulações naturais. 

Orelhas proeminentes (otoplastia redutora)

Pálpebras (Blefaroplastia)

Com o passar do tempo, a pele palpebral envelhece e perde elasticidade, se tornando flácida, com rugas e bolsas de gordura. Além da questão estética, a queda das pálpebras pode interferir no campo visual.

A Blefaroplastia é indicada para corrigir a flacidez nas pálpebras superiores e inferiores, removendo o excesso de pele e as bolsas de gordura.

Esta é uma cirurgia com duas finalidades. Uma funcional, quando retira o excesso de pele que recai sobre os olhos, dificultando a visão. A outra é estética, visando o rejuvenescimento facial.

O procedimento cirúrgico é realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia local com ou sem sedação, sem a necessidade de internação.

A Rinoplastia é considerada uma cirurgia de pequeno porte que remodela a estrutura nasal, tanto óssea quanto a cartilagem. Além da harmonia facial, o procedimento é procurado também por pessoas com dificuldade para respirar.

Essas alterações nasais podem ser de origem genética ou pós-traumática. O desvio de septo e hipertrofia dos cornetos, a famosa carne esponjosa, são os principais motivos que levam à Rinoplastia (funcional).

No caso das alterações estéticas, pacientes buscam a Rinoplastia para corrigir:

  • A ponta do nariz: conhecida como “bolinha ou batatinha”, o que caracteriza a ponta bulbosa ou caída.
  • O dorso nasal: essa região começa na testa e termina na ponta do nariz e gera muita insatisfação quando tem formas proeminentes.

Geralmente, o cirurgião plástico trabalha em conjunto com o médico otorrino.

Nariz (Rinoplastia)

Próteses (Mama, panturrilha, glúteos)

Além das mamas, as próteses de silicone também podem ser implantadas na panturrilha e nos glúteos, aumentando os volumes e melhorando a autoestima do paciente.

As próteses de glúteo podem ser nos formatos oval ou redonda, e o tamanhos dos implantes podem variar de acordo com o desejo de aumento ou de projeção.

A ginecomastia é um aumento do tecido mamário masculino, geralmente benigno. Isso ocorre por conta da redução dos hormônios masculinos, como a testosterona, ou ao aumento do hormônio feminino, o estrogênio.

A alteração se dá pela puberdade, envelhecimento, uso de medicamentos, aumento de gordura e condições de saúde que afetam os hormônios. Geralmente é feita uma avaliação com endocrinologista para entender essas alterações hormonais e se há a necessidade de encaminhar para a cirurgia.

A cirurgia de correção das mamas consiste na retirada de todo o tecido da glândula mamária. O procedimento é realizado com anestesia local e sedação. Pode haver a necessidade de uma lipoaspiração complementar para gordura.

Ginecomastia

Queixo (Mentoplastia)

Recomendada para quem busca remodelar o queixo, a Mentoplastia pode ser feita como forma de aumentar ou diminuir a proeminência da região.

A Mentoplastia precisa ser muito bem planejada e discutida nos mínimos detalhes com o Cirurgião Plástico, considerando todo o rosto do paciente. Em alguns casos, o procedimento é, inclusive, recomendado junto a uma Rinoplastia, para respeitar a anatomia da face do paciente.

É um procedimento bastante invasivo, mas que costuma trazer resultados positivos.  

O transplante capilar é uma técnica cirúrgica utilizada para tratar a calvície, tanto em homens, quanto em mulheres. É um procedimento longo, mas que proporciona ótimos resultados, já que retira fios de cabelo da própria pessoa e os recoloca em áreas atingidas pela calvície.

Quando realizado de forma correta, o transplante tem um efeito natural e imperceptível. Esses resultados podem começar a ser notados cerca de 6 meses após o procedimento.

A cirurgia de transplante capilar geralmente é realizada sob anestesia local, e em cada sessão podem ser implantados cerca de 2 mil fios de cabelo, em média.

Em transplante capilar, a técnica FUE (Follicular Unit Extraction) é uma das mais eficientes e com ótimos resultados.

Essa é uma técnica de obtenção dos fios da área doadora para o transplante capilar removendo fio a fio, sem a necessidade de incisão, o que não deixa a cicatriz linear característica de outros procedimentos.

A técnica FUE é uma cirurgia minimamente invasiva, onde a anestesia é local com sedação endovenosa, sem necessidade de internação.

Na técnica FUT (Follicular Unit Transplantation), é retirada uma parte do tecido do couro cabeludo em forma de faixa e as unidades foliculares são separadas uma a uma. Por conta disso, há uma cicatriz linear discreta, que não se nota com os cabelos crescidos.

As duas técnicas também podem ser realizadas em barbas, sobrancelhas e em correção de cicatrizes. Porém apenas a técnica FUE permite o body hair transplant, que é a utilização de fios da barba, e do corpo (geralmente membros e tórax).

Transplante capilar

Cirurgias pós-obesidade (Abdominoplastia)

A Cirurgia pós-bariátrica (ou pós-obesidade) é realizada em ex-obesos que estão com pele acumulada após a grande perda de peso. Esse excesso de pele pode ser eliminado com a cirurgia plástica reparadora.

A pele excedente pode causar uma série de problemas e desconfortos, como dificuldades de locomoção, má postura, dermatites, entre outros. Nesses casos, a cirurgia reparadora no abdome é importante para que o indivíduo retorne às suas atividades normais.

Considerada uma cirurgia reparadora, e não apenas estética, na abdominoplastia a perda de peso precisa estar estabilizada. O procedimento é fundamental para a saúde e qualidade de vida do paciente.

Cirurgias reconstrutivas ou reparadoras são intervenções indicadas para pessoas que precisam desenvolver a uniformidade e até a funcionalidade de alguma parte do corpo.

É uma forma de tratar acidentes, deformidades congênitas ou adquiridas, e também após a recuperação de alguns tipos de câncer.

O câncer de pele ou de mama, por exemplo, pode levar à perda e retirada de diversos tecidos, o que demanda uma reconstrução. No caso das cirurgias bariátricas, o excesso de pele abdominal também demanda a intervenção reconstrutiva.

Toda e qualquer cirurgia reconstrutiva deve ser indicada por um médico, após rigorosa avaliação clínica e realizada por um profissional habilitado e com atuação regulamentada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Tudo para que o procedimento seja bem-sucedido e traga de volta a autoestima do paciente.

Cirurgias Recostrutivas

Atendimento Online